O livro Les Mots. Diversement Rangés: Grammaire systématique du Portugais, de R. A. Lawton, já se encontra disponível em Acesso Aberto. A Associação Internacional de Lusitanistas — AIL apoiou a concretização deste projeto editorial, respondendo ao pedido de Christine Lawton, filha do que foi fundador, em 1984, da AIL.
 
O livro pode ser acedido através do site da Imprensa da Universidade de Coimbra, pelo DOI 10.14195/978-989-26-2515-7.

Caras associadas e caros associados da Associação Internacional de Lusitanistas,
Prezadas e prezados colegas,

Trago-lhes, finalmente, a confirmação de uma notícia que há poucos meses anunciei: o retomar do ciclo normal de vida da Plataforma9.

Antes de pormenorizar a notícia, permitam-me que faça uma breve descrição do difícil percurso que acabámos de vencer:

A Plataforma9, portal cultural do mundo de língua portuguesa e de literaturas e culturas que nela se exprimem, funcionou entre 2014 e 2022, por iniciativa conjunta da Fundação Calouste Gulbenkian e da AIL e com suporte financeiro da primeira.

Desde o princípio que sabíamos que a FCG não apoia indefinidamente este tipo de projetos; define um período de tempo, findo o qual eles têm de alcançar a sua sustentabilidade.

No final do 1º semestre de 2022, o termo desse tempo foi atingido; sabíamo-lo de antemão e desde final de 2020 que a Direção anterior da AIL e a FCG se empenharam na procura de uma solução. Os nossos esforços foram infrutíferos (digo nossos, porque a Direção presidida por Roberto Vecchi me encarregou de a representar nesse processo). Não desistimos e continuámos a desenvolver contactos, já no quadro da nova Direção e mesmo depois de a FCG se retirar. Foram dezenas de reuniões com fundações, empresas, mecenas de diverso tipo, sempre em vão.

Veredas n. 39

Dossiê temático: A Literatura e seus Afetos

Organizadores:

Vera Lúcia Cardoso Medeiros
Frederico Garcia Fernandes

Sobre este número

O marco inicial da teoria dos afetos remonta aos estudos do filósofo Baruch Spinoza (1632-1677), que  cita  e  define  os  vários  afetos  –  Amor,  Ódio,  Admiração,  Desprezo,  Grata  Surpresa,  Decepção,  Compaixão, Esperança, Temor –, sendo todos estes originados do Desejo, da Alegria ou da Tristeza.
No final da terceira parte do livro Ética, encontramos a definição geral do afeto, considerado uma ideia “[...] pela qual a mente afirma a força de existir [...]” (Spinoza, 2009, p. 151). O tratado de Spinoza vem sendo revisitado por pensadores de diferentes vertentes. Gilles Deleuze é um desses, e, em sua interpretação, afeto denomina o modo de pensar não representativo, variação contínua da força  de  existir,  distinguindo-se  da  ideia,  modo  de  pensamento  que  sempre  representa  algo. Deleuze e Guattari aprofundam a discussão no campo da Arte, terreno propício para mobilizar os sujeitos, sejam eles produtores ou receptores, e consequentemente gerar e expressar afetos (Deleuze; Guattari, 1991).

https://revistaveredas.org/index.php/ver/issue/view/41

Retomando o ciclo normal dos congressos, com regularidade trienal, o 14º Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas realizar-se-á de 22 a 26 de julho de 2024, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Convidam-se as/os sócias/os da AIL e bem assim todas/os as/os investigadoras/es interessadas/os a inscreverem-se com propostas de comunicações que visem temas relacionados com as áreas de estudo enquadráveis nos objetivos da Associação, ou seja, nas áreas de investigação dos estudos lusófonos, entendidos em sentido lato (língua, literaturas e culturas relacionadas com os países de língua portuguesa).

O primeiro prazo de submissões abre no dia 1 de julho de 2023.

Em breve será divulgada a primeira circular do 14º Congresso trienal da AIL.