Já está disponível o programa do XII Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas, que decorre entre os dias 23 e 28 de julho no Instituto Politécnico de Macau - IPM.

O encontro reúne académicos de renome de 14 países e mais de 80 instituições, que apresentarão as novidades na cultura e na investigação em e de língua portuguesa nas 44 sessões de trabalho e nas 6 sessões plenárias a ter lugar durante o evento.

Na Sessão solene de abertura intervêm Alexis Tam (Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura do Governo da RAEM), Roberto Vecchi (Presidente da AIL), Lei Heong Iok (Presidente do Instituto Politécnico de Macau (IPM) e Carlos Ascenso André (Responsável da Comissão Executiva do XII Congresso da AIL). Será ofertado aos congressistas um livro sobre o escultor chinês Wu Weishan.

Na segunda sessão plenária, coordenada por Claudia Pazos Alonso (Universidade de Oxford - 1º Vice-Presidente da AIL), Elias J. Torres Feijó (Universidade de Santiago de Compostela - 2º Vice-Presidente da AIL) proferirá a conferência «Narrativa(s) e comunidade(s). Para uma investigação consiliente, transdisciplinar e social».

Já no segundo dia de trabalhos, haverá a Sessão Plenária «Divulgar a Língua Portuguesa e as suas Culturas», coordenada por Roberto Vecchi (Universidade de Bolonha) em que será apresentada a Plataforma 9 e a nova série da Veredas, a revista da AIL. Intervêm nessa sessão: Rui Vieira Nery (Fundação Calouste Gulbenkian), Roberto Samartim (Universidade da Corunha - Editor da Plataforma9) e Elias J. Feijó Torres e Regina Dalcastagnè (Universidade de Brasília - Diretora da Veredas).

No dia 26 haverá a Sessão Plenária «O português no mundo», coordenada por Rui Vieira Nery, e com a participação de Ana Paula Laborinho (Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua), Benvinda da Rosa Lemos Oliveira (Universidade Nacional de Timor Lorosa'e) e Carlos Ascenso André (IPM).

Outro dos destaques da programação é a Mesa dos Escritores, na quinta-feira, dia 27, com a participação de Ana Miranda (Brasil), João Paulo Borges Coelho (Moçambique) e Carlos Morais José (Portugal / Macau). A mesa será coordenada pelo Presidente honorário da AIL, Helder Macedo (King's College London).

Na sexta-feira, dia 28, terá lugar a conferência de encerramento «As Humanidades como “inutensílios”: aceleração - intervalo - interpretação», por Isabel Pires de Lima (Universidade do Porto).

O programa em linha está acessível em: https://www.mpu.edu.mo/lusitanistas.

Consulte em anexo a versão do programa em PDF.

 

Attachments:
Download this file (programa-12-congresso-macau-2017.pdf)Programa do 12º Congresso da AIL1523 kB2607 Downloads