O XII Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas decorrerá em Macau (China) entre os dias 23 e 29 de Julho de 2017 no Instituto Politécnico de Macau (IPM).

A Comissão Organizadora convida os investigadores interessados a remeter propostas de comunicações e painéis que foquem qualquer questão relacionada com os seguintes âmbitos, desde que integrados na alargada área de investigação nos estudos lusófonos e apresentados em português.

Prorrogação das Inscrições: 31.05.2017

XII Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas
Macau 2017 – onde as culturas se encontram
23 a 29 de julho de 2017

Terceira Circular

Desde 1 de julho de 2016, estão abertas as inscrições para o XII Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas, que se realizará em Macau (China), no Instituto Politécnico de Macau (IPM), de 23 a 29 de julho de 2017, sob a responsabilidade do mesmo IPM.

Esta terceira circular tem como objetivo fornecer informações mais pormenorizadas para participar no XII Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas. Igualmente serão passadas em revista algumas informações úteis já publicadas na 2ª circular.

Concluído o processo de avaliação das candidaturas submetidas ao programa da Bolsa da UC-AIL para jovens investigadores/as da Ásia Oriental (East Asia) 2016 o resultado é o que se segue:

Beneficiária da bolsa da AIL para jovens investigadores/as:

Dra. Hong Yao (Universidade de Estudos Internacionais de Xangai)
Título da proposta: «Reflexão sobre a identidade cultural de Portugal e China, a partir da leitura da lírica de Camões e da poesia da China antiga».

Primeiro suplente:

Dr. Xiang Zhang (Universidade Jiaotong de Lanzhou)
«Ensino de Português como Língua Segunda e de Acolhimento para Imigrantes Chineses em Portugal:Interações e Construção de Identidade em Sala de Aula».

A comissão considerou que todas as propostas apresentaram excelente qualidade. De entre essas, destacou-se a propostas encaminhada pela Dra. Hong Yao, que somou, 82 pontos. Em segundo lugar, a Comissão indicou o candidato Dr. Xiang Zhang que somou 78 pontos.

Integraram a Comissão de avaliação da Bolsa da AIL 2016 os/as seguintes professores/as doutores/as:

• José Augusto Bernardes (Universidade de Coimbra)
• Roberto Vecchi (Universidade de Bolonha)
• Vincenzo Russo (Universidade de Milão)

O Presidente da AIL, o professor da Universidade de Bolonha Roberto Vecchi, fala numa entrevista feita por escrito para o Encarte Camões no JL sobre a preparação do XII Congresso da AIL.

Encarte Camões no JL nº 239 - 1 de fevereiro de 2017

Suplemento da edição nº 1209
1 a 14 de fevereiro de 2017
JL - Jornal de Letras, Artes e Ideias

Ler versão integral no site do Instituto Camões:

http://www.instituto-camoes.pt/sobre/publicacoes/jornal-de-letras/15937-encarte-jl-239

A Comissão Organizadora do XII Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas presta um conjunto de esclarecimentos para as questões mais frequentes. Informações completas estão acessíveis no website do Congresso (http://www.ipm.edu.mo/lusitanistas/) e nas respetivas circulares.