Caras e caros colegas:

Na sequência do XII Congresso em Macau, um Congresso que, seguramente, deixará na vida da nossa Associação marca tanto de vitalidade como de qualidade científica, vimos por este meio lembrar que contamos convosco para o próximo passo coletivo: a publicação dos textos das comunicações efetivamente apresentadas durante o Congresso.  

Como é do vosso conhecimento a AIL não publica, na tradição recente, Atas. Edita, no entanto, os trabalhos, reelaborados de acordo com os debates ocorridos no Congresso, e que serão submetidos a avaliação dupla por pares anónimos. A publicação será realizada em livros temáticos com ISBN próprio, prevendo-se publicação simultânea online.

A Comissão Científica pretende que estes livros temáticos possam ser editados tão breve quanto possível, para assim corresponder à atualidade científica dos contributos. Para isso, os autores das comunicações deverão enviar o texto final até 15 de setembro de 2017, impreterivelmente, respeitando o formato abaixo definido e não excedendo o número máximo de palavras previsto. O texto definitivo de cada artigo será submetido a dupla avaliação cega por pares. Uma vez aceites, os artigos serão publicados nos livros temáticos.

As versões finais devem ser submetidas online no sistema de gestão do congresso (https://www.conftool.net/congresso-ail-2017), em formato editável (.doc) até 15 de setembro de 2017, impreterivelmente. Os trabalhos que forem enviados para além desta data não serão considerados.

Normas para a submissão de trabalhos

Só serão aceites os textos que sigam rigorosamente as normas estabelecidas.

Formatação: o artigo deve ser digitado em programa compatível com Word for Windows, tamanho 12, espaço 1 e meio, letra Times New Roman, sem caracteres de tabulação, sem linhas vazias entre parágrafos;

Resumo: sem resumo;

Palavras-chave: sem palavras-chave;

Dimensão: o texto final não ultrapassará as 6.000 palavras (incluindo bibliografia e notas);

Identificação: Título do artigo (negrito, centralizado);

Nome(s): nome, afiliação e país;

Subtítulos (secções): Negrito (numeração árabe, utilizando a opção específica do processador de textos);

Alinhamento: justificado;

Notas: rodapé, tamanho 10, ordenadas por numeração árabe. A primeira nota de rodapé poderá conter dados complementares sobre a afiliação e outras identificações (ex. agências de financiamento).

Citações: citações com mais de três linhas, usar avanço de parágrafo e redução para espaçamento simples entre linhas, transcrevendo sem aspas.

Tabelas e figuras: ordenadas por numeração árabe. Incluir título ou legenda e sempre a fonte.

Siglas e acrónimos:  na primeira ocorrência, pôr a designação completa ex. Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), no singular, sem pontos, exceto quando for inicial de nome próprio e na versão portuguesa corrente (ex. EUA e não USA).

As referências bibliográficas deverão ser incluídas na secção final «Bibliografia» e conter apenas as obras referidas ou citadas no texto, por ordem alfabética, seguindo as normas ABNT ou NP 405.

A citação no texto deve ser feita pelo estilo autor-data: ex. «(...) Segundo Taibo (2010, p. 94), uma aposta planetária no decrescimento não teria efeitos notáveis  em matéria de redução do consumo convencional»;  ou indicando a(s) página(s) ex. «uma aposta planetária no decrescimento não teria efeitos notáveis  em matéria de redução do consumo convencional (Taibo, 2010, p. 94).»; ou (Taibo, 2010a) quando referentes a mais de um título do mesmo autor no mesmo ano; e (Taibo et al. 2010) para obras coletivas.

Se o seu texto utilizar tipos de letra (fontes) especiais ou imagens, por favor envie esses materiais como um anexo .zip (onde conste o seu apelido) para o endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Imagens: a obtenção atempada de autorização de reprodução fica a cargo de cada autor/a.

Se necessitar de quaisquer esclarecimentos adicionais, ou no caso de haver dificuldades no momento de submissão de documentos, contacte-nos pelo endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Com os melhores cumprimentos,

Cláudia Pazos Alonso, Coordenadora da Comissão Científica

Anexos:
Fazer download deste ficheiro (Normas-de-Publicação-XII-AIL.pdf)Normas-de-Publicação-XII-AIL.pdf71 kB18 Downloads