Já estão disponíveis no canal AILpress o volume I sobre Orientalismos e o volume III sobre África:

Orientalismos: https://lusitanistasail.press/index.php/ailpress/catalog/book/164
sobre África https://lusitanistasail.press/index.php/ailpress/catalog/book/165

Em breve estarão acessíveis no AILpress também os volumes II (Portugal), IV (Brasil) e V (Ciências da Linguagem).

Mais uma vez obrigado a todas as autoras e a todos os autores pelas suas contribuições e pela sua paciência.

Chamada para publicação
Veredas: Revista da Associação Internacional de Lusitanistas

Número 31 (jan./jun. 2019)

A Veredas está recebendo artigos e resenhas para a edição de janeiro-junho de 2019.

Este número trará um dossiê sobre o tema: A narrativa gráfica no mundo de língua portuguesa

História em quadrinhos, gibi, banda desenhada, romance gráfico… a chamada para este dossiê da Revista Veredas está aberta a todas as formas e modalidades da narrativa gráfica no contexto do mundo de língua portuguesa. Serão aceitas contribuições sobre temas históricos ou atuais, sobre aspectos da produção, circulação, recepção nacional e internacional, sobre a tradução, transposição ou adaptação entre línguas e mídias e suportes. Dado o caráter mutimidiático e multidimensional da narrativa gráfica, as mais variadas perspectivas, tradicionais e inovadoras, combinadas ou inter- e transdisciplinares são possíveis e bem-vindas. Esperamos, dessa maneira, poder oferecer um panorama não exaustivo, mas amplo e representativo das dinâmicas – da riqueza, do fascínio e do encanto – que marcam e configuram a narrativa gráfica no mundo da língua portuguesa.

Dossiê proposto pelo prof. Marcel Vejmelka (Johannes Gutenberg-Universität Mainz)

O prazo final para o envio de artigos para este dossiê é 30 de abril de 2019.

As colaborações que não se encaixem nesse dossiê, desde que alinhadas ao foco e escopo da revista, são recebidas em fluxo contínuo. 

Veredas aceita artigos inéditos, oriundos de pesquisas originais relacionadas, especialmente, à literatura, mas contempla ainda o diálogo com outras expressões culturais, como o cinema, a música, o teatro, as artes plásticas de países de língua portuguesa. A revista é aberta às mais diferentes abordagens teórico-metodológicas. 

Também são recebidas resenhas críticas de livros de teoria, de crítica ou de literatura publicados nos últimos três anos, desde que relacionados ao escopo da revista.

Para conhecer as normas da revista e submeter seu texto, acesse nossa seção de Submissões Online.

Para outras informações, acesse o Site ou escreva para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Já está disponível, em acesso aberto, no portal da Veredas — Revista da Associação Internacional de Lusitanistas, uma nova edição:

Veredas n. 28

DOI: https://doi.org/10.24261/2183-816x28

A Noite Plataforma9 celebrou no dia 6 de setembro os cinco anos do lançamento de um projeto pioneiro nascido da junção de esforços entre a Fundação Calouste Gulbenkian e a Associação Internacional de Lusitanistas, a rede digital Plataforma9, portal cultural de intercâmbio informativo entre as culturas de Língua Portuguesa. O programa incluiu uma viagem musical, a apresentação de um vídeo sobre a Plataforma9 e uma viagem gastronómica pelo mundo lusófono.

Se você não assistiu, veja agora a íntegra do vídeo do evento e o álbum de fotos do evento na nossa página de Facebook: https://www.facebook.com/AILusitanistas/