Noite Plataforma9

6 de setembro | 18h30 | Fundação Calouste Gulbenkian

A Noite Plataforma9 celebra os cinco anos do lançamento de um projeto pioneiro nascido da junção de esforços entre a Fundação Calouste Gulbenkian e a Associação Internacional de Lusitanistas, a rede digital Plataforma9, portal cultural de intercâmbio informativo entre as culturas de Língua Portuguesa. O evento propõe um programa tripartido, que inclui uma viagem musical, a apresentação de um vídeo sobre a Plataforma9 e uma viagem gastronómica pelo mundo lusófono.

No mundo globalizado da atualidade, em que se acentua a necessidade de uma partilha mais eficaz do conhecimento e de construção de pontes numa família linguística pluricontinental e multicultural como é a Língua Portuguesa, considerou-se ser prioritária a criação de um instrumento independente, que possibilitasse a articulação em rede entre instituições e programas nacionais e internacionais dedicados à Língua Portuguesa e à diversidade das culturas em português. Este objetivo estratégico, contemplado nos programas de ação da Associação Internacional de Lusitanistas e do Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas, consubstanciou-se na criação, em 2013, da rede digital Plataforma9, que foi apresentada publicamente no Mindelo, Cabo Verde, em julho de 2014. O portal é hoje utilizado em cinco continentes e o número de utilizadores tem aumentado exponencialmente, ultrapassando os três milhões de visualizações.

A Plataforma9 divulga diariamente factos e eventos relevantes sobre formação e investigação, bolsas e emprego, congressos e publicações, notícias e tudo o que acontece no mundo lusófono relacionado com estudos avançados e projetos culturais. Com uma denominação que remete para os nove países e regiões que utilizam a Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Galiza, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste), a rede digital tem uma projeção global e contribui para o diálogo e o reforço dos laços entre as comunidades lusófonas disseminadas pelo mundo.

 

Este novo número da revista Veredas (23) recolhe os resultados científicos do Colóquio O Renascimento Português –Desafios e Novas Linhas de Investigação, celebrado no St. Peter’s College da Universidade de Oxford em junho de 2013. Organizado pela Associação Internacional de Lusitanistas, a Universidade de Oxford, e o King's College-London, sob coordenação do professor Thomas Earle e da professora Catarina Fouto, o encontro se propôs analisar recentes abordagens metodológicas, e identificar novas áreas de investigação, partindo de uma perspectiva comparativa e multidisciplinar, com o foco colocado no período renascentista, no sentido lato do termo.

Este é o primeiro número da Veredas a ser publicado em acesso aberto – na plataforma de edição eletrónica da AIL – e sob o novo ISSN 2183-816X.

http://ojs.lusitanistasail.org/index.php/Veredas/issue/view/4/showToc

A Plataforma9 - Portal Cultural do Mundo de Língua Portuguesa acaba de completar dois anos! Nesses dois anos de vida foram publicadas 3981 notícias cuidadosamente selecionadas por um incansável trabalho de curadoria. O site é atualizado diariamente com novidades do mundo da lusofonia, com foco nos domínios da Língua e as Culturas em Português, divididos em seis secções: notícias; financiamento, bolsas e emprego; formação; congressos; investigação e projetos; e publicações.