A Associação Internacional de Lusitanistas informa, com muita tristeza, o falecimento de Luci Ruas, professora titular de Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Luci Ruas sempre foi intensamente dedicada ao magistério e seus estudos sobre a prosa portuguesa do final do século XIX e primeiras décadas do século XX marcaram indelevelmente muitos de seus alunos, hoje professores em diferentes universidades brasileiras. Leitora reconhecida da obra de Raul Brandão, Vergílio Ferreira e de Maria Gabriela Llansol, entre outros autores portugueses, seu trabalho universitário cotidiano irradiava dedicação, rigor e forte sensibilidade estética. À família, nossa solidariedade. O velório ocorrerá no dia 12/11/2024, a partir das 11h, na Capela 3 do Cemitério Memorial do Carmo (Caju), Rio de Janeiro.

Os certificados de participação no 14.º Congresso da AIL já estão disponíveis.

Os documentos PDF foram enviados para o todos os participantes.

Verifique a caixa de correio do endereço registado no portal da AIL (https://lusitanistasail.org).

Se não recebeu o certificado, ou para qualquer outra questão, entre em contacto com a secretaria técnica da AIl pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Está disponível uma nova edição da Veredas, v. 41 (2024): "Infinitos Abris: representações e diálogos do 25 de Abril na Literatura, no Cinema e nas outras artes" coordenada por Marisa Corrêa Silva e Vincenzo Russo

O dossiê homenageia os cinquenta anos da Revolução dos Cravos.

A nova Plataforma9 foi um momento de destaque na sessão inaugural do 14.º Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas (AIL), a decorrer na cidade do Porto até ao dia 26 de julho. Carlos Ascenso André, presidente da AIL, e Duarte Azinheira, vogal do Conselho de Administração da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), apresentaram este projeto gerido em parceria.

O portal retomou as suas atividades nos finais de 2023 com um novo modelo de cooperação que inclui a INCM. Esta nova etapa da Plataforma9 atingiu nos primeiros 6 meses dados significativos relativamente ao seu alcance. O site registou um total de 835 mil visualizações e atraiu 168 mil utilizadores, consolidando a sua relevância como fonte de informação do mundo académico de língua e cultura portuguesa. O portal publicou, além disso, mais de mil novas notícias, evidenciando um fluxo contínuo de conteúdo atualizado e de alta qualidade. O boletim informativo semanal (subscreva aqui) conta agora com mais de 7 mil subscritores, refletindo o contínuo interesse do público.

Imagem: INCM