Chamada para publicação
Veredas: Revista da Associação Internacional de Lusitanistas

Número 32 (jul./dez. 2019)
 
A Veredas está recebendo artigos e resenhas para a edição de julho-dezembro de 2019.
Este número trará um dossiê sobre o tema: Direitos humanos, leitura e literatura

A literatura proporciona aos indivíduos diversas maneiras de interpretar a existência e, por isso, percorre diferentes caminhos na constituição dos sujeitos-leitores. Ela pode se configurar como um instrumento para sensibilizar e mobilizar as pessoas, para que elas se reconheçam como sujeitos de direito e sejam capazes de criar estratégias que garantam tais direitos. Tendo em vista que a sociedade contemporânea exige cada vez mais leitores proficientes e preparados para uma diversidade de desafios propostos pelas tecnologias, pelo cenário político, pelo contexto histórico, social e cultural, a revista Veredas receberá contribuições que tratem da importância da literatura e da leitura dentro de contextos nos quais o leitor possa construir outro entendimento de sua formação pessoal e profissional, garantindo assim a defesa dos direitos humanos conquistados ou ainda incipientes em nossa sociedade. Direitos humanos, leitura e literatura é o tema do dossiê para o qual se espera colaborações em torno dessa tríade como inflexão capaz de apontar saídas para nossos problemas atuais.

Dossiê proposto por Elizabeth Gonzaga Lima, Luciana Moreno e Edma de Góis (Universidade do Estado da Bahia).

O prazo final para o envio de artigos para este dossiê é 30 de novembro de 2019.

As colaborações que não se encaixem nesse dossiê, desde que alinhadas ao foco e escopo da revista, são recebidas em fluxo contínuo. 

Veredas aceita artigos inéditos, oriundos de pesquisas originais relacionadas, especialmente, à literatura, mas contempla ainda o diálogo com outras expressões culturais, como o cinema, a música, o teatro, as artes plásticas de países de língua portuguesa. A revista é aberta às mais diferentes abordagens teórico-metodológicas.

Também são recebidas resenhas críticas de livros de teoria, de crítica ou de literatura publicados nos últimos três anos, desde que relacionados ao escopo da revista.

Para conhecer as normas da revista e submeter seu texto, acesse: https://revistaveredas.org/index.php/ver/about/submissions

Para informações adicionais, escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.