ImagemOxford

 A Associação Internacional de Lusitanistas, o King's College e o St. Peter's College da Universidade de Oxford, organizam o Colóquio Internacional «O Renascimento Português – Desafios e Novas Linhas de Investigação/ The Portuguese Renaissance - Challenges and New Directions in Early-Modern Research», que terá lugar no St Peter’s College, Oxford entre 27 e 29 de Junho de 2013.

 

 

O Renascimento Português – Desafios e Novas Linhas de Investigação
The Portuguese Renaissance - Challenges and New Directions in Early-Modern Research
St Peter’s College, Oxford
27-29 Junho/June 2013


Recentemente, a  investigação sobre o Renascimento português (tomado no seu sentido mais lato) tem merecido renovada atenção por parte dos críticos.
Esta conferência propõe-se analisar recentes abordagens metodológicas, e identificar novas áreas de investigação, partindo de uma perspectiva comparativa e multidisciplinar.  Os oradores deverão apresentar e discutir a sua investigação mais recente, procurando contextualizá-la num âmbito intelectual amplo. Esperamos que este encontro seja palco privilegiado de uma reflexão sobre futuros projectos de colaboração e investigação a nível internacional.
A conferência irá decorrer ao longo de dois dias, estando organizada em seis paineis.
O painel “Portugal e a Europa” (orador convidado: Kate Lowe, QMUL) irá reavaliar o papel de Portugal no devir histórico, social e cultural da Europa renascentista.

O painel “Portugal e o Mundo”(oradores convidados: Luis Filipe Barreto, MCSRC; Francisco Bethencourt, KCL) irá centrar-se sobre o alcance global de Portugal neste período, examinando a dinâmica da expansão política e comercial, e dos contactos e da assimilação cultural entre os territórios sob domínio português, e entre estes e a Europa.

O painel “Portugal e a Contra-Reforma” (orador convidado: Giuseppe Marcocci, Scuola Normale Superiore di Pisa) tomará como ponto de partida o contributo dos estudos culturais, religiosos e literários na reapreciação crítica da Contra-Reforma nos territórios sob domínio e influência portuguesas, e igualmente do papel dos intelectuais portugueses no intenso debate teológico e filosófico que se verificou neste período.

No painel “Censura(s) e o Livro” (orador convidado: Diogo Ramada Curto, FCSH-UNL) examinar-se-á a actividade censória da Inquisição nos territórios portugueses,  nos âmbitos teológico, moral, e intelectual, e avaliar-se-á a importância das rotas e meios do comércio livreiro na disseminação cultural.

Nos painéis “Relendo a Literatura Portuguesa Renascentista: Textos e as Descobertas” e “Teatro” os oradores irão partir de diversas abordagens metodológicas (estudos literários, culturais, pós-coloniais, de tradução,  de género) no estudo crítico de textos (não) canónicos, contribuindo para o debate crítico em torno da necessidade de historicizar algumas destas abordagens metodológicas. Os oradores convidados de ambos painéis são Hélio Alves, UE, e José Camões, TSC-UL, respectivamente.


Os interessados em participar nesta conferência deverão enviar o seu texto antes da conferência, de modo a que sejam nomeados arguentes para cada painel, o que contribuirá para o debate entre os presentes. Este processo levará à selecção das comunicações que serão publicadas num número da revista Veredas – da responsabilidade da Associação Internacional de Lusitanistas.

Oradores confirmados, por ordem alfabética:

Catarina Fouto, KCL
Diogo Ramada Curto, FCSH-UNL
Francisco Bethencourt, KCL
Giuseppe Marcocci, SNSP
Helder Macedo
Hélio Alves, UE
Jose Camões, TSC-UL
José Cardoso Bernardes, UC

Kate Lowe, QMUL
Luis Filipe Barreto, MCSRC
Rita Marnoto, UC
Sebastião Tavares de Pinho, CEH-UC
Thomas Earle, St Peter’s College – Oxford
Toby Green, KCL
Vanda Anastácio, UL

O encontro decorrerá em formato de workshop. O número de participantes será limitado, de modo a encorajar o debate crítico. Aceitam-se propostas para comunicações de cerca de 20 minutos, sujeitas a um rigoroso processo de selecção.  Com a sua proposta, deverá enviar a seguinte informação:
a) título;
b) o painel em que se enquadrará a sua comunicação;
c) um abstract ( 750 – 1000 palavras);
d) o seu nome e instituição;
e)endereço de correio electrónico;
f) breve nota biográfica (100 palavras máximo).

Envie a sua proposta por email para portugueserenaissance[at]gmail.com - Assunto: Abstract
A data limite para a submissão de propostas é 5 de Abril 2013

A notificação de aceitação será feita a 19 Abril 2013
Os oradores deverão submeter a versão final da sua comunicação na conferência até ao dia 20 de Junho 2013.
As inscrições para oradores e não-oradores serão aceites entre o dia 19 de Abril e o dia 1 de Maio.

Sócios da AIL: 30 euros
Não-Sócios:  150 euros (ao participar na conferência torna-se sócio da AIL até 2014)

Outras informações:
Os oradores serão responsáveis pela sua deslocação e alojamento em Oxford – o St Peter’s College disponibilizará alguns quartos mediante pagamento nas datas do encontro. Para mais informações, contacte-nos através do endereço de correio electrónico portugueserenaissance[at]gmail.com