1. Breve história e estrutura da Associação Internacional de Lusitanistas

Fundada em Poitiers em 1984 durante o congresso liderado por R. A. Lawton (Universidade de Poitiers), a Associação Internacional de Lusitanistas (AIL) tem como principais objetivos, segundo os seus Estatutos: fomentar os estudos de língua, literaturas e culturas dos países de língua portuguesa; organizar congressos e publicar volumes temáticos; editar a revista Veredas; colaborar com instituições nacionais e internacionais.

Podem ser membros da Associação docentes universitários, pesquisadores e estudiosos aceites pelo Conselho Diretivo, cuja admissão seja ratificada pela Assembleia Geral. Na atualidade, a AIL conta com centenas de associados, distribuídos por mais de 30 países dos diferentes continentes.

A AIL é gerida por três órgãos sociais, como está definido nos seus Estatutos e no Regulamento Interno : Assembleia Geral, Conselho Diretivo e Conselho Fiscal. O período de mandato destes órgãos é de três anos, fazendo coincidir o final do mesmo com a realização do congresso trienal, cuja localização é decidida pela própria Assembleia (artigo 7.º).

A gestão executiva da AIL é da responsabilidade do Conselho Diretivo, eleito em Assembleia Geral, e composto por: uma Presidência, duas Vice-Presidências, uma Secretaria Geral/Tesouraria, uma Presidência do Conselho Assessor e nove Vogais. O Conselho Fiscal é constituído por três pessoas.

2. Congressos da AIL

O encontro trienal — o congresso trienal da AIL — é já um dos momentos do calendário académico de quem trabalha com aspectos diversos da lusitanística. De facto, desde a primeira reunião de Poitiers, em 1984, a AIL passou por Leeds (1987), Coimbra (1990), Hamburgo (1993), Oxford (1996), Rio de Janeiro (1999), Providence — Brown (2002), Santiago de Compostela (2005), Madeira (2008), Faro (2011), Mindelo (2014), Macau (2017) e Roma (2021). O próximo congresso será realizado no Porto, em 2024.

3. Revista Veredas

Veredas ― Revista da Associação Internacional de Lusitanistas (ISSN 0874-5102 | ISSN 2183-816X, edição eletrónica) tem uma periodicidade semestral. Após uma fase em que os números monográficos tiveram especial relevo, passou a adotar-se, desde o número 12, o sistema de avaliação por pares para a aceitação de trabalhos; além disso, depois de ter sido publicada em papel, passou a ter edição exclusivamente digital através do site da AIL. Estas mudanças têm como principal objetivo aumentar o índice de impacto nos sistemas de classificação internacional.

4. AILpress

AILpress é Plataforma agregadora de conteúdo editorial da Associação Internacional de Lusitanistas. Nesse portal estão acessíveis as atas e livros temáticos resultantes dos congressos da AIL.