A Comissão Organizadora do XII Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas presta um conjunto de esclarecimentos para as questões mais frequentes. Informações completas estão acessíveis no website do Congresso (http://www.ipm.edu.mo/lusitanistas/) e nas respetivas circulares.

 

Em que datas se realiza o congresso?

O Congresso realiza-se de 23 a 29 de julho de 2017.

Em que local se realiza?

O congresso será realizado em Macau (China), no Instituto Politécnico de Macau (IPM). O local em específico será divulgado mais junto à data de realização.

Quando me posso inscrever no evento?

As inscrições estão abertas desde 1 de julho de 2016. Participantes sem comunicação podem inscrever-se a qualquer momento. Para inscrever-se na modalidade «com comunicação», deverá primeiro submeter uma proposta (resumo) e aguardar a resposta da Comissão Científica.

Até quando posso enviar uma proposta de comunicação?

Poderá submeter a sua proposta de comunicação até ao dia 31 de maio de 2017.

Porque é que há duas datas com diferentes valores para a inscrição?

Porque durante o primeiro período de inscrição, até 31 de janeiro, os/as participantes beneficiam de um valor reduzido.

Como sei se posso inscrever-me no primeiro período?

Têm direito à inscrição no primeiro período de inscrição todas as pessoas que enviaram um resumo para avaliação, através do site de gestão do evento (https://www.conftool.net/congresso-ail-2017), até ao dia 31 de janeiro, bem como todos/as os/as participantes sem comunicação.

Como posso submeter uma proposta de comunicação ou painel?

Poderá submeter uma proposta registando-se e preenchendo os dados da plataforma (https://www.conftool.net/congresso-ail-2017).

Hei de enviar o texto todo da minha comunicação para inscrevê-la?

Não é preciso enviar o texto completo da sua comunicação ou painel. Só é necessário enviar-nos o(s) resumo(s) através do formulário online.

É necessário estar inscrito/a para submeter uma proposta?

Não. As inscrições na modalidade «com comunicação» devem primeiramente ser aprovadas pela Comissão Científica.

Quando se envia um resumo de uma comunicação fica-se automaticamente inscrito no Congresso?

Não. O registo de uma proposta de comunicação funciona como se se tratasse de uma pré-inscrição. O período de inscrições decorre até 31 de maio de 2017. Para quem pretende apresentar uma comunicação no Congresso, a inscrição definitiva ocorre após ter tido conhecimento da aceitação da sua proposta (resumo).

Como sei se a proposta foi aceite?

A Comissão Científica responderá quanto à admissão, eventual modificação ou não aceitação da proposta, no prazo de um mês desde a receção. Se a proposta for admitida, poderá ser paga a inscrição. A notificação será feita através do endereço de correio registado no sistema de gestão do evento.

Depois da comunicação ou painel ser aceite, o que tenho que fazer?

Depois de ser notificado pela organização sobre a aceitação do seu resumo ou painel, deverá efetuar a sua inscrição e respetivo pagamento, até 15 de junho, e submeter o texto completo até dia 15 de setembro de 2017, através do site de gestão do evento (https://www.conftool.net/congresso-ail-2017).

Como me posso inscrever no congresso?

No site de gestão do evento (https://www.conftool.net/congresso-ail-2017), na opção «Inscrever-se como participante (pagamento da inscrição)». Lembre que esta opção é apenas para participantes sem comunicação ou com comunicação aprovada pela Comissão Científica.

Como posso fazer o pagamento da minha inscrição?

Poderá efetuar o pagamento por transferência, enviando um comprovativo da mesma por email ou por cartão de crédito. Todos os dados necessários estão no formulário de inscrição online.

Quanto pago pela minha inscrição?

O valor da inscrição varia consoante a altura em que é realizada e o tipo de participante em que se inscreve:

  • Os sócios e sócias da AIL com quota trienal em dia (2014-2017) deverão unicamente efetuar o pagamento da inscrição no prazo correspondente.

  • As pessoas não sócias da AIL ou sem quotas atualizadas deverão inscrever-se na modalidade "Não sócio/a", o que as tornará sócias para o triênio corrente (até finais de 2017).

Há desconto para estudantes?

Estudantes de graduação e pós-graduação devidamente acreditados pagarão metade das quotas fixadas.

O sistema solicita um código de inscrição, o que tenho que fazer?

Todas as modalidades de inscrição com valor reduzido (sócio/a e/ou estudante) têm atribuído um código único para cada participante. Estudantes de graduação e pós-graduação deverão anexar um documento comprovativo através do formulário online de inscrição. Contacte a secretaria técnica da AIL (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) para obter o seu código.

Sou sócio/a da AIL mas não me recordo se as quotas estão regularizadas. Como posso saber a situação das minhas quotas de sócio/a para beneficiar da tarifa reduzida de inscrição no Congresso?

Para verificar a situação das suas quotas de sócio/a por favor envie uma mensagem a solicitar essa informação para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Até quando uma desistência dá direito a reembolso?

Em caso de desistência, as quotas só serão devolvidas desde que comunicada até 30 de abril de 2017.

A credenciação durante os trabalhos do Congresso é obrigatória?

Para efeitos de emissão dos certificados de presença, e publicação nos livros do XII Congresso, a credenciação será absolutamente observada. Para obter certificado de participação e publicação da comunicação nos volumes da AIL, será obrigatório assistir ao Congresso.

Depois de ser aceite, completar a inscrição e enviar a comunicação esta é publicada nos livros temáticos do evento?

Não. Só serão publicadas nos livros temáticos do congresso as comunicações que forem apresentadas no evento. Para isso, os autores das comunicações devem enviar o texto final até 15 de setembro de 2017, impreterivelmente.

Há algum código promocional para descontos em voos no âmbito deste congresso?

A AIL estabeleceu um protocolo com a companhia aérea Fly Emirates, de acordo com o qual todos os participantes terão direito a um desconto de 10 % sobre o preço da passagem que tiverem escolhido. Os participantes poderão obter esse desconto para viajar de qualquer destino no mundo para Hong Kong (via Dubai) de 18 de julho a 03 de agosto de 2017, por ocasião do XII Congresso Internacional da AIL. Todos os participantes — com ou sem comunicação — poderão pedir o código de desconto de 10% à secretaria da AIL: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A AIL disponibiliza algum tipo de apoio financeiro para cobrir as despesas de alojamento dos participantes no congresso?

Os/as participantes beneficiarão de um desconto no hotel do congresso (www.riomacau.com/en/) aplicável ao período entre 23 e 28 de julho. O desconto não é aplicável a pernoites que excedam esse período. Para mais informações sobre o alojamento contacte a Comissão Executiva pelo endereço: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..