Caras e caros congressistas da AIL, caras sócias e caros sócios, caras e caros colegas,

Em julho de 2020 não nos foi possível estarmos juntos em Roma para realizar o 13º Congresso Internacional da nossa Associação.

Apesar de estarmos a viver um tempo constelado de incertezas, decidimos com um gesto que tem a forma da vontade e da esperança reabrir um terceiro período de aceitação de comunicações. O nosso desejo é poder voltar a partilhar ao vivo saberes e experiências no próximo verão romano.

A Associação Internacional de Lusitanistas informa portanto que estão reabertas as inscrições para o 13º Congresso Internacional a realizar na Università La Sapienza de Roma de 26 a 30 de julho de 2021.

É possível enviar o resumo das comunicações até dia 31 de janeiro de 2021. Após receber avaliação positiva do resumo por parte da comissão científica do Congresso, cada autor poderá finalizar a inscrição.

O site para submeter as propostas é o seguinte  https://eventosail.org.

A Direção da AIL

O Prof. Dr. Ettore Finazzi-Agrò (Sapienza — Universidade de Roma) convida à participação no XIII Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas (AIL), que decorrerá entre os dias 26 e 30 de julho de 2021 em Roma.

Veja o vídeo no nosso canal do YouTube: https://youtu.be/LHIQx1ON5ck

A Veredas n. 31, organizada por Marcel Vejmelka (Universidade Johannes Gutenberg de Mainz), reúne 10 artigos que apresentam um panorama das dinâmicas das HQ brasileiras atuais.

Já é um lugar comum constatar que a “nona arte” da narrativa gráfica, da história em quadrinhos ou da banda desenhada vem ganhando cada vez mais em visibilidade e prestígio, vivendo sucesso comercial nas mais variadas áreas e camadas sociais, exercendo uma crescente influência e significância cultural — nos termos de subcultura e cultura popular e também de cultura erudita —, entrando em cânones literários, icônicos e cinematográficos, inclusive estabelecendo e revisando cânones próprios, diferenciando-se internamente em subgêneros e projetos transversais.

Os textos escolhidos para este dossiê apresentam um panorama, inevitavelmente incompleto e seletivo, mas amplo e representativo das dinâmicas das HQ brasileiras atuais na sua profundidade e especificidade históricas, enfocando aspectos da sua produção e circulação, da sua recepção nacional e internacional, e da sua transposição ou adaptação entre diferentes mídias, suportes e contextos culturais. É a partir da análise concreta dessas bases materiais das obras e dos discursos ligados a elas que fica visível a riqueza e força da produção de HQs no Brasil, que vem se consolidando no campo nacional e vai ganhando cada vez mais visibilidade, importância e respeito no palco internacional.

(Marcel Vejmelka, da Apresentação)

DOI: https://doi.org/10.24261/2183-816x31

Caras e caros congressistas da AIL, caras sócias e caros sócios, caras e caros colegas,

comunicamos, com muita pena, que depois de uma aprofundada reflexão que toda a direção da AIL compartilhou, acompanhada de uma avaliação muito atenta das condições de segurança, tomámos a decisão de adiar o nosso XIII Congresso programado para 20-24 de Julho 2020 em Roma.

Existem atualmente inúmeras incertezas que impedem que se possa prever o que irá acontecer nos próximos meses. Estamos numa situação idêntica à de muitas outras associações que tinham programado eventos científicos no verão europeu e que, como nós, estão neste momento a adiar.

Além do mais, a nossa preocupação não é apenas com o cenário italiano hodierno mas sim com cenário internacional e nomeadamente com a comunidade da AIL que se encontra no Brasil.

A reabilitação e a normalização serão provavelmente demoradas. Considerando os tempos necessários à reorganização de um projeto complexo como o nosso e as disponibilidades logísticas da Universidade anfitriã de Roma La Sapienza, podemos adiantar que o XIII Congresso ocorrerá em Roma de 26 a 30 de Julho de 2021. Um ano exatamente depois do previsto.

Lamentamos muito pelos possíveis inconvenientes que esta decisão causará, mas neste momento, em virtude de um critério de segurança coletiva, não temos alternativas.

Um terceiro prazo de submissões será reaberto de 01 de setembro 2020 até 28 de fevereiro de 2021. Os valores de inscrição serão os do segundo prazo.

A AIL garante que as/os colegas que já se inscreveram poderão optar por: 1. manter a comunicação aprovada e a inscrição para o Congresso em 2021; 2. retirá-la e obter o reembolso imediato da inscrição (nesta condição, caso se resolva participar em 2021, a proposta deverá ser reavaliada). O reembolso será efetuado pelo mesmo meio de pagamento utilizado (caso isso não seja possível, os custos adicionais serão suportados pelos participantes).

Mais informações para os congressistas acerca de reembolsos, prazos e valores serão disponíveis em breve.

A AIL continua no seu empenho para favorecer a mais ampla participação das/dos colegas no Congresso de Roma. Porque afinal, o mais importante - como nos ensinou Ernst Bloch, mesmo em tempos como esses – é a aprender a esperança.

A Direção da AIL

Já está disponível, em acesso aberto, no portal da Veredas — Revista da Associação Internacional de Lusitanistas, uma nova edição:

Veredas n. 30

DOI: https://doi.org/10.24261/2183-816x30