Chamada para publicação

Veredas: Revista da Associação Internacional de Lusitanistas

Número 28 (jul./dez. 2017)

A Veredas está recebendo artigos e resenhas para a edição de julho-dezembro de 2017.

Este número trará um dossiê sobre o tema: Discursos e práticas da crítica cultural contemporânea

No contexto de disseminação textual via internet, que transformou e parece ter relegado a um segundo plano o suporte impresso, e que, da mesma forma, modificou, em algumas artes, a relação do público com o seu objeto, o dossiê pretende discutir os espaços, agenciamentos, formas de discurso e dilemas da crítica cultural na contemporaneidade, nas suas diversas áreas de atuação (literatura, música, teatro, cinema, artes visuais). Assim, algumas perguntas norteiam a proposta: quais e como são os espaços de publicação do texto crítico contemporâneo? O que permaneceu e o que se transformou em termos de sua circulação e importância, desde a última década do século XX?  Quem produz o texto crítico hoje? Para quais públicos? Quais os papeis e as posições da crítica face a manifestações estéticas e culturais que confrontam ordenamentos e esquemas interpretativos estáveis? Como se dá a produção, a circulação e a leitura do texto crítico, em meio aos trânsitos internacionais e ao crescente mercado midiático da cultura? Estas são algumas das indagações que desafiam os sentidos da crítica, seus modos de conhecer e avaliar os fenômenos culturais contemporâneos, em torno das quais o presente número de Veredas convida ao debate.

Dossiê proposto por Rejane Pivetta de Oliveira (UniRitter) e Jefferson Agostini Mello (USP).

O prazo final para o envio de artigos para este dossiê é 30 de outubro de 2017.

As colaborações que não se encaixem nesse dossiê, desde que alinhadas ao foco e escopo da revista, são recebidas em fluxo contínuo.

Veredas aceita artigos inéditos, oriundos de pesquisas originais relacionadas, especialmente, à literatura, mas contempla ainda o diálogo com outras expressões culturais, como o cinema, a música, o teatro, as artes plásticas de países de língua portuguesa. A revista é aberta às mais diferentes abordagens teórico-metodológicas.

Também são recebidas resenhas críticas de livros de teoria, de crítica ou de literatura publicados nos últimos três anos, desde que relacionados ao escopo da revista.

Para conhecer as normas da revista e submeter seu texto, acesse nossa seção de Submissões Online.

Para outras informações, acesse o nosso Site ou escreva para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Entrevistas a Roberto Vecchi, Presidente da AIL no n.º 246 | 16 a 29 de agosto de 2017 do JL, Jor­­nal de Le­­tras, Ar­­tes e Ideias: «Associação Internacional de Lusitanistas | XII Congresso abre fronteira a Oriente», e crónica de Carlos Ascenso André, organizador do XII Congresso da AIL: «Congresso dos Lusitanistas, Macau, 2017: onde as culturas se encontram».

Anexos:
Fazer download deste ficheiro (AIL-JL-246.pdf)AIL-JL-246.pdf1120 kB43 Downloads
Fazer download deste ficheiro (encartejl246.pdf)encartejl246.pdf822 kB35 Downloads

Caras e caros colegas:

Na sequência do XII Congresso em Macau, um Congresso que, seguramente, deixará na vida da nossa Associação marca tanto de vitalidade como de qualidade científica, vimos por este meio lembrar que contamos convosco para o próximo passo coletivo: a publicação dos textos das comunicações efetivamente apresentadas durante o Congresso.  

Como é do vosso conhecimento a AIL não publica, na tradição recente, Atas. Edita, no entanto, os trabalhos, reelaborados de acordo com os debates ocorridos no Congresso, e que serão submetidos a avaliação dupla por pares anónimos. A publicação será realizada em livros temáticos com ISBN próprio, prevendo-se publicação simultânea online.

A Comissão Científica pretende que estes livros temáticos possam ser editados tão breve quanto possível, para assim corresponder à atualidade científica dos contributos. Para isso, os autores das comunicações deverão enviar o texto final até 15 de setembro de 2017, impreterivelmente, respeitando o formato abaixo definido e não excedendo o número máximo de palavras previsto. O texto definitivo de cada artigo será submetido a dupla avaliação cega por pares. Uma vez aceites, os artigos serão publicados nos livros temáticos.

As versões finais devem ser submetidas online no sistema de gestão do congresso (https://www.conftool.net/congresso-ail-2017), em formato editável (.doc) até 15 de setembro de 2017, impreterivelmente. Os trabalhos que forem enviados para além desta data não serão considerados.

A AIL informa que, em razão de uma cada vez maior atividade de divulgação e partilha dos resultados científicos das suas sócias e dos seus sócios, está disponível on line uma plataforma editorial, a AILpress, acessível em http://lusitanistasail.press/index.php/ailpress, que reúne todos os volumes relativos aos Livros Temáticos e às Atas dos Congressos Internacionais que a AIL organizou ao longo da sua história:

1.º, Poitiers, França (24 a 28 de junho de 1984), organizado pela Universidade de Poitiers;
2.º, Leeds, Reino Unido (09 a 15 de julho de 1987), organizado pela Universidade de Leeds;
3.º, Coimbra, Portugal (18 a 22 de junho de 1990), organizado pela Universidade de Coimbra;
4.º, Hamburgo, Alemanha (6 a 11 de setembro de 1993), organizado pela Universidade de Hamburgo;
5.º, Oxford, Reino Unido (1 a 8 de setembro de 1996), organizado pela Universidade de Oxford;
6.º, Rio de Janeiro, Brasil (8 a 13 de agosto de 1999), organizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade Federal Fluminense;
7.º, Providence, Rhode Island, Estados Unidos (1 a 7 de julho de 2002), organizado pela Universidade de Brown;
8.º, Santiago de Compostela, Galiza (18 a 23 de julho de 2005), organizado pela Universidade de Santiago de Compostela;
9.º, Funchal, Madeira, Portugal (4 a 9 de agosto de 2008) organizado pela Universidade da Madeira;
10.º, Faro, Portugal, (18 a 23 de julho de 2011), organizado pela Universidade do Algarve;
11.º, Mindelo, Cabo Verde (21 a 25 de julho de 2014), organizado pela Universidade de Cabo Verde.

Achamos contribuir com a plataforma AILpress não só para a preservação da memória científica mas também para uma mais ampla difusão e acessibilidade do trabalho de investigação das nossas sócias e dos nossos sócios.

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO

Veredas: Revista da Associação Internacional de Lusitanistas

Número 27 (jan./jun. 2017)

A Veredas está recebendo artigos e resenhas para a edição de janeiro-junho de 2017.

Este número trará um dossiê sobre o tema: Cultura e poder no Brasil hoje

Considerando a crise que o Brasil atravessa atualmente, que representa uma ameaça à própria democracia, este dossiê pretende refletir sobre o local da cultura e suas potencialidades como instrumento de empoderamento. A cultura emerge do encontro sociocultural e está no centro das disputas por poder – determinando quem está “autorizado” ou não a fazer determinadas coisas e a ocupar certos espaços. Por meio das narrativas, é possível contestar a história, reestruturar nosso contexto social, nossas memórias, nossa imaginação e nossas expectativas, em direção ao reconhecimento e por uma representação mais democrática. Nesse sentido, espera-se que os artigos desse dossiê ofereçam colaborações interdisciplinares para a discussão acerca do lugar da literatura e da cultura (como a música, o cinema, o teatro, as artes plásticas etc.), bem como das relações de poder nas representações culturais no Brasil hoje.

Dossiê proposto por Sara Brandellero (Leiden University) e Derek Pardue (Aarhus University).

O prazo final para o envio de artigos para este dossiê é 30 de setembro de 2017.

Mais informações no site da revista: http://revistaveredas.org/index.php/ver/announcement/view/5