Chegou ao conhecimento da AIL de que têm circulado e-mails com origem numa editora predatória chamada “Atena” (https://www.atenaeditora.com.br), a dar indicações sobre procedimentos, com vista à inclusão dos trabalhos resultantes do Congresso de Roma numa publicação. Os emails (Atena Editora <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) contém dados como o nome e o título do trabalho, dando a impressão que se trata de um convite genuíno.

As denominadas revistas e editoras predatórias são aquelas com práticas suspeitas e de qualidade editorial duvidosa, mas que garantem, sempre mediante o pagamento de taxas, a publicação rápida do trabalho, normalmente sem qualquer revisão por pareceristas.

A AIL esclarece que a editora em causa não tem qualquer relação com a Associação. Os e-mails relacionados com a publicação dos trabalhos apresentados ao congresso são sempre enviados pelos canais da AIL e não por terceiros. A eventual publicação dos trabalhos nos livros temáticos é isento do pagamento de taxas.

Lembra-se, novamente, que a AIL só aceitará textos inéditos e que sigam rigorosamente as normas estabelecidas:

https://lusitanistasail.org/novidades/1024-normas-de-publicacao-ail-roma-2021.html