Partiu Cleonice Berardinelli, a "nossa" Cleonice, Dona Cleo. De todas as manifestações de apreço e respeito com que o mundo académico a distinguia, o carinho, aqui expresso na palavra "nossa", talvez fosse o que mais lhe agradava.

Era, com toda a justiça, Presidente Honorária da nossa Associação Internacional de Lusitanistas. Era — e continua a ser — a mais prestigiada das estudiosas das literaturas e culturas de língua portuguesa. Figura de referência em todo o mundo académico, onde quer que se pensasse a língua portuguesa e as literaturas e culturas que nela se exprimem, a sua partida deixa-nos mais pobres.

Neste momento em que nos deixa, depois de tantas décadas dedicadas à nobre missão de ensinar, vergamo-nos respeitosamente diante da sua memória em sentida homenagem e expressamos o nosso pesar à sua família e às suas discípulas e seus discípulos (essa outra família) e dizemos-lhe, em nome de todas e todos nós: obrigado, Cleonice Berardinelli, obrigado, professora, obrigado, Dona Cleo, por tudo quanto nos legou.

Carlos Ascenso André

(Presidente da Associação Internacional de Lusitanistas)