Estão disponíveis, em acesso aberto, os livros temáticos resultantes do 13.º Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas — AIL, realizado na Università La Sapienza de Roma de 26 a 30 de julho de 2021.

Com o título Mundos de língua portuguesa - olhares cruzados, os volumes, coordenados por Valeria Tocco, Filipa Araújo e Carlos Ascenso André; apresentam a síntese do debate científico que vários especialistas ligados à AIL compartilharam no congresso de Roma Roma.

As contribuições foram divididas em cinco volumes tão homogéneos quanto possível do ponto de vista da macroárea temática. O primeiro, Temas de linguística e de didática, reúne as intervenções que se dedicaram, dum ponto de vista sincrónico ou diacrónico, ao estudo da língua portuguesa nas suas variedades e a questões de ensino, seja de PLE seja de didática da língua materna. O segundo, Reflexões interartes sobre cultura e teoria literária, apresenta aqueles estudos de perspetiva cultural que abordam, transversalmente ao mundo de língua portuguesa, questões de ordem sociológica, antropológica, ecocrítica ou interartística (cinema, teatro, jornalismo, museus, etc.). Neste acervo foram também incluídas as contribuições que tiveram como objeto de estudo a cultura galega. O terceiro volume, Da literatura em Portugal: ficção, poesia, teatro, critica, desenha um rico e complexo percurso diacrónico e metodologicamente variado sobre textos e autores oriundos de Portugal. A figuras, temas, textos de âmbito americano é dedicado, por sua vez, o volume O Brasil em foco: perspetivações literárias e culturais, no qual uma especial atenção é destinada a temas sensíveis como ditadura, violência, racismo, injustiça social. Por fim, Africanidades: antropologia, literatura, cinema, história recolhe aquelas contribuições que, de uma perspetiva histórica, antropológica, sociológica ou literária, abordam e problematizam aspetos da cultura na África que fala (também) português ou da presença cultural africana no Brasil e em Portugal.

(Valeria Tocco, da «Nota», p. 16)

Os volumes estão disponíveis no portal da Imprensa da Universidade de Coimbra, na série Investigação: