Está disponível uma nova edição da Veredas v. 40 (2023): Timor-Leste em foco: estudos sobre língua, literatura e cultura; coordenado por Regina Pires de Brito, Vicente Paulino e Benjamin de Araújo e Corte-Real.

Timor-Leste tem sido, ao longo dos tempos, convocado por autores diversos como uma “terra sândalo” e “terra do sol nascente”, como escreveu Luís de Camões (1572): “Timor, aqui lenho manda, sândalo salutífero e cheiroso, onde vê o sol nascendo”; como uma terra de “babel lorosa'e” (Thomaz, 2002), ou como um “lugar de encontro de culturas” (Menezes, 2006) e, ainda, como espaço “mestiço na língua e na cultura” (Paulino, 2011). É sobre essa realidade, onde “também se fala português” (Brito; Martins, 2004), que apresentamos este dossiê, trazendo por temática Timor-Leste em foco: estudos sobre língua, literatura e cultura.

Este dossiê compõe-se por 12 artigos assinados por estudiosos que revelam diferentes perspectivas e que se dedicam, sobretudo, a questões atenientes aos campos da linguística, literatura e educação. Aos textos selecionados para o Dossiê Timor-Leste em foco: estudos sobre língua, literatura e cultura, somam-se 3 artigos que se agrupam, ao final, no segmento Tema Livre e que completam a unidade do volume, dado que transitam em especificidades do espaço cultural da lusofonia

(da Apresentação)

Acesse esta edição em: https://revistaveredas.org/index.php/ver/issue/view/42