A Associação Internacional de Lusitanistas e o Departamento de Português da Faculdade de Letras da ELTE de Budapeste organizam o Colóquio «1580-1834: Novos trilhos de pesquisa. Barroco, Ilustração e Romantismo e a sua irradiação na atualidade».
Os estudos lusófonos têm tendido a focalizar-se arredor de datas ou nomes chave que absorvem a energia da maior parte da investigação. Nomes como Camões, Machado de Assis, Pessoa, Ramos Rosa ou Mia Couto têm uma potência tal, que períodos diferentes dos representados por estas figuras recebem uma atenção menor da necessária para a compreensão dos processos culturais, históricos. Este colóquio, hospedado pela Universidade de Budapeste, propõe virar os olhos e os interesses para o período do Barroco, da Ilustração e do primeiro Romantismo.
Este período é caraterizado pela luta entre modelos estéticos, políticos, culturais, da qual surgem muitas das nossas atuais realidades: dos sistemas de governo às fronteiras físicas e culturais das nações europeias e do resto do mundo.
No âmbito lusófono, é o período que vai da morte de Luís de Camões à emergência do Romantismo pleno. Com a dependência e independência de Portugal, a queda do Antigo Regime, o Liberalismo, a independência do Brasil e a formação da realidade colonial africana, como elementos marcantes.
Especialistas dos estudos lusófonos discutirão neste colóquio os resultados mais recentes na pesquisa sobre o período em foco, marcando os novos trilhos que esta deve seguir para a obtenção de resultados aliciantes e relevantes.
Entre os dias 7 e 9 de novembro a AIL celebrará na Universidade de Budapeste um colóquio com os maiores especialistas nas culturas da lusofonia dos séculos XVII e XVIII alargados.
As pessoas aceites deverão inscrever a sua comunicação até 15 de outubro nas ligações abaixo.
Preços da inscrição (clique nos preços para se inscrever):
- Sócios e sócias da AIL: 30EUR.
- Não associados/as: 150EUR (quota trienal da AIL [120EUR] + preço de inscrição).