mindelo

3.ª CIRCULAR XI CONGRESSO

A pouco menos de seis meses da realização do XI Congresso AIL, a acontecer em Mindelo de 21 – 25  de Julho, esta 3.ª Circular tem o propósito de: (i) informar sobre os voos – companhias aéreas com convénios específicos e (ii) prestar informações sobre os procedimentos a ter para a viagem. Para  além disso, (iii) relembrar a necessidade dese fazer a marcação do hotel com a máxima urgência e (iv) fazer o ponto da situação das Bolsas da AIL. Essas informações irão constar da página web do Congresso.



1. Voos - Companhias Aéreas com Convénios Específicos

A Organização da AIL conseguiu negociar com a TAP Portugal uma redução no preço do voo, cujos descontos oferecidos são de 10% em classe económica e 20% em classe executiva, sempre que a reserva for feita através da web da companhia, conforme o protocolo.

Existe ainda a possibilidade de a companhia aérea TACV Cabo Verde praticar uma tarifa de grupo desde que o número de participantes venha a corresponder a pelo menos 25 em cada voo. Nesse caso, todo o grupo deve optar pelas mesmas datas de partida e regresso. A TACV poderá garantir a viagem directamente do Brasil (Estado do Ceará – Fortaleza), de Portugal, França e Estados Unidos. Neste caso, a organização está ainda a negociar com a TACV para que aquelas pessoas que tencionem viajar com esta companhia aérea com saída no sábado 19 e regresso ao seu local de origem no domingo 27 de julho, possam comunicar com a TACV para a gestão dos eventuais grupos que possam ser formados.
Em breve serão comunicados os resultados desta negociação.

2. Informações sobre a Viagem

O visto para a entrada no País pode ser obtido (i) nas Embaixadas ou Consulados de Cabo Verde, com a apresentação do comprovativo da reserva de alojamento ou (ii) diretamente nos Aeroportos à chegada,mediante o comprovativo de inscrição no Congresso e o pagamento de uma taxa no valor de 2.500$ECV ou 25 Euros.

Informa-se ainda que não é exigido qualquer tipo de vacina ou protocolo médico específico para a entrada no País.

3. Reserva de Alojamento

A escolha e reserva de alojamento deve ser feita individualmente e com a máxima urgência, referindo-se sempre que é para o Congresso AIL visto haver já uma tarifa própria para o efeito. As reservas e os descontos para congressistas estarão ativos até 31 de maio de 2014.
O comprovativo dessa reserva pode ser necessário para o pedido de visto.

4. Estado das Bolsas da AIL

De acordo com os termos da convocatória das bolsas da AIL para a participação no XI Congresso a AIL destina 30% destas ajudas a pessoal procedente de instituições africanas. Com o fim de atingir esta percentagem, a AIL abre um novo prazo de pedidos, aberto apenas para participantes procedentes de instituições africanas, até o fim do terceiro período de inscrição (31 de março de 2014).
Os resultados correspondentes aos pedidos apresentados durante o primeiro prazo de inscrição serão publicados proximamente nas webs da AIL e do XI Congresso. Esta resolução contemplará titulares e  suplentes na concessão das bolsas, no entendimento de que aquelas pessoas consideradas suplentes poderão ser confirmadas como titulares da correspondente bolsa unicamente no caso em que a referida percentagem relativa à participação africana não for atingida no fim do processo.
Aquelas pessoas que tiverem realizado a sua inscrição entre 31 de dezembro e a data de publicação desta 3ª circular que estiverem em condições de concorrer a estas bolsas e quiserem fazê-lo podem dirigir ainda a sua solicitude para a Comissão Científica do XI Congresso através do correio-eEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Boa preparação para a viagem e até Mindelo!

Associação Internacional de Lusitanistas
Pela Comissão Organizadora do XI Congresso
Elias J. Torres Feijo
Manuel Brito-Semedo