Está disponível uma nova edição da Veredas, v. 43 (2025): "Passaram ainda além... dos estereótipos: questões de género na obra camoniana" coordenada por Marcia Arruda Franco e Filipa Araújo.

No momento em que se comemora o quinto centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões, pretende-se estimular a discussão sobre a sua obra, dirigindo o foco para a abordagem de temas que interpelam os ledores e ledoras da atualidade.

Procurando fomentar a reflexão crítica sobre as questões de género na produção camoniana, de modo a resgatar o interesse deste valioso contributo para a história cultural do século XVI, este dossiê visa aprofundar o estudo da mentalidade que embasou a fortuna crítica e/ou poética dessas temáticas, seja na atualidade, seja em outros períodos históricos, de acordo com valores e desejos dominantes. A seleção reúne, assim, propostas de investigação que promovem o diálogo interdisciplinar, envolvendo diferentes áreas científicas como a Literatura, a História, os Estudos Culturais, os Estudos Feministas e os Estudos Homoeróticos

O presente número contempla seis artigos temáticos e mais seis na seção de tema livre:

Apresentação

 

Dossiê 

Maria Clara Ramos Morales Crespo, Marcia Arruda Franco
 
 
 
Carlos Silva, Paula Almeida Mendes
Sedução e honra no Auto dos Enfatriões
 
 
 
 
 
Tema Livre