“O Colectivo de professores e o associacionismo”. Associação Internacional de Lusitanistas (AIL)

M. Carmen Villarino Pardo Universidade de Santiago de Compostela (Galabra)-Vogal da AIL 1) Breve história e estrutura da Associação Internacional de Lusitanistas Fundada em Poitiers em 1984 pelo lusitanista Prof. Doutor R. A. Lawton, a Associação Internacional de Lusitanistas (AIL) tem por objecto, segundo os seus Estatutos (artigo 2º), fomentar os estudos de língua, literatura e cultura dos países de língua portuguesa, organizar congressos e publicar as actas, preparar e publicar a revista da mesma Associação, colaborar com instituições nacionais e internacionais. Podem ser membros da Associação “docentes universitários, pesquisadores e estudiosos aceites pelo Conselho Directivo e cuja admissão seja ratificada pela Assembleia Geral”. Na actualidade, a AIL conta com perto de 850 associados, distribuídos por 32 países dos diferentes continentes. É este, precisamente, um dos aspectos que conferem notoriedade à Associação, pelo facto de ser um dos objectivos que a definem – e marcam as linhas e intensidade dos seus trabalhos – essa preocupação por atingir aqueles lugares em que as culturas, literaturas e história dos povos de língua portuguesa possam ‘marcar’ a sua presença.

Regulamento Interno

(Com as alterações aprovadas durante o 6º Congresso em 09 de Agosto de 1999 na Assembleia Geral do Rio de Janeiro)

Capítulo I (Âmbito)

Artigo 1º (Âmbito e objectivos) O presente regulamento abrange, no seu conjunto, a Associação Internacional de Lusitanistas e visa preencher eventuais falhas e omissões decorrentes do carácter genérico dos seus Estatutos, bem como proporcionar as normas práticas indispensáveis à sua aplicação. Artigo 2º (Órgãos abrangidos) Os princípios estatuídos no presente regulamento devem orientar na sua actividade os diversos órgãos que compõem a Associação, nomeadamente a Assembleia Geral, o Conselho Directivo, o Conselho Fiscal e bem assim o Coordenador do Congresso.

Estatutos

(com as alterações aprovadas pela Assembleia Geral em 09 de Agosto de 1999, por ocasião do 6º Congresso da AIL) Artigo 1º A Associação denomina-se Associação Internacional de Lusitanistas e é constituída por tempo indeterminado. Artigo 2º É objecto da Associação fomentar os estudos de língua, literatura e cultura dos países de língua portuguesa, organizar congressos e publicar as actas, preparar e publicar a revista da mesma Associação, colaborar com instituições nacionais e internacionais.